Perigos do Kit de Berço + Dicas de Segurança!!!

Oii pessoal, como vocês estão? Espero que bem *-*

Pessoal, descobri a pouco tempo que os Kits de Berço podem ser perigosos para os bebês. Será que só eu não sabia?? Bom, fiz uma pesquisa e vim compartilhar com vocês as informações que encontrei.

Quando comprei o Kit de Berço do meu filho, escolhi pelo beleza mesmo, pois não fazia ideia que ele poderia oferecer algum tipo de perigo. Sempre tive em mente que o kit protegeria meu bebê de prender os bracinhos, pezinhos e até mesmo a cabecinha nas grades do berço, além de evitar também que ele batesse a cabeça. E de fato eles protegem de tudo isso mesmo, porém por serem fofos podem causar sufocamento nos bebês que ao dormirem, acabam rolando e uma vez que encaixem o rosto na lateral fofa do berço não conseguem respirar e se não conseguirem se virar poderão se sufocar (Que Perigoo).
Outro grande perigo é quando o bebê está maior, ele pode utilizar as laterais do berço para escalar, com intenção de sair do berço, o risco de uma queda é muito grande.

Esse são os dois perigos mais graves que os Kits de Berço podem causar, inclusive já foram registrados acidentes deste tipo com Kits de Berço, mamães fiquem atentas...

O que fazer então? Comprar ou Não um Kit de Berço? Manter ou Tirar o Kit de berço? Calma, tenho algumas dicas para você, depois que ler analise se vale a pena ou não ter um Kit de Berço.

Então, já abordei rapidamente os perigos mais graves que o Kit pode oferecer. Agora vamos para algumas dicas de cuidados que você pode ter, desde a escolha do berço até a escolha do kit de berço (se você optar em comprar mesmo sabendo dos riscos).

Algumas dicas para escolher o berço certo para seu bebê:

  •  O espaço entre as grades do berço não podem ter mais que 6,5 cm, para não ter riscos do bebê prender a cabeça entre elas.
  • Confira se a altura das grades laterais está a pelo menos 60cm de altura acima do estrado. Isso evitará que seu bebê não consiga escalar e cair do berço.
  • Se o berço tiver rodinhas, certifique-se se tem trava em pelo menos duas delas e deixe-as sempre travadas.
  • Observe também que a distância entre o estrado do colchãozinho e as laterias do berço seja de no máximo 2,5cm. Assim seu bebê não correrá riscos de prender as mãozinhas ou pezinhos.
  •  É interessante optar por um berço que tenha duas opções de altura para o estrado, assim em quanto seu bebê não fica em pé você deixa mais alto e quando o bebê conseguir levantar você deixa o estrado mais baixo, assim terá menos risco de queda.

Existem proteções laterais para berço respirável, que protege o bebê de prender os bracinhos, as perninhas e a cabeça entre as grades e também em caso de contato com o rosto do bebê, permite que ele respire normalmente (Se já não tivesse um Kit de Berço, esta seria minha opção, achei muito bacana).





Se você optar pelo Kit de Berço, leia com atenção as dicas:

  • Escolha o Kit que as laterais sejam firmes e finas como é o caso do modelo Americano de Kit de Berço, pois o risco de sufocamento é muitoo menor.




  • Escolha o Kit sem detalhes pregados que possam se soltar e o bebê engolir ou em que o bebê possa se enroscar (botões, lacinhos, bichinhos, fitinhas, cordinhas, entre outros). Prefira Kits bordados.
  • Quando seu bebê conseguir ficar em pé dentro do berço, retire o Kit, para não correr o risco dele escalar e cair do berço.
EVITE OS TIPOS DE KIT ABAIXO (além de fofos, possuem muitos detalhes que podem se soltar ou o bebê se enroscar):








Tanto para você mamãe que escolheu não ter o Kit por segurança, quanto para você mamãe que optou em ter um Kit ou Proteção Lateral, fique atenta nas dicas abaixo:

  • Evite deixar brinquedos, ursinhos de pelúcia e cobertas dentro do berço, pois oferecem os mesmos riscos do Kit de Berço. Deixe o berço mais vazio possível.
  •  Agasalhe seu bebê para dormir em vez de enche-lo de cobertas, já que as cobertas também pode causar sufocamento.
  • Se for cobrir seu bebê, escolha uma manta fina, coloque até a altura do peito do bebê, coloque os braços dele por cima da coberta e prenda a coberta em baixo do colchão, para evitar que o bebê leve a coberta até o rosto e o impeça de respirar.

Caso ainda tenha alguma dúvida, gravei um vídeo onde explico tudinho. Vale a pena assistir:

 


A Segurança dos nossos bebês está em primeiro lugar né?

Espero ter ajudado.. Qualquer dúvida deixe nos comentários.

Beijos e Fiquem com Deus!!!

Lih